BC Hydro


Ao mesmo tempo que a indústria da energia no Canadá entrou num processo de privatização e liberalização, a BC Hydro decidiu proporcionar aos seus colaboradores um conhecimento geral de gestão, por forma a que percebessem as mudanças que estavam prestes a acontecer. Assim, a unidade de negócio ‘Power Supply’ optou por implementar um programa para 600 colaboradores, para o qual foi criado um simulador que reflectia os fatores críticos de sucesso de uma empresa hidroelétrica.

Este simulador incluía algumas variáveis específicas, tais como: a imprevisibilidade do nível das águas nas barragens e os constrangimentos sazonais das operações provocados pelas atividades de manutenção e reparação.

A simulação desenvolvida foi recebida muito positivamente por todos os colaboradores. Permitiu igualmente obter ganhos diretos que excederam largamente as perspectivas mais otimistas.

Numa ocasião, alguns meses após a implementação da simulação, um eletricista de uma central periférica telefonou ao diretor de power trading (equivalente à direção comercial), para os escritórios centrais, perguntando qual seria o preço atual da energia. O diretor ficou surpreso ao receber tal chamada, e perguntou ao eletricista o porquê dessa questão. Ele respondeu dizendo que tinha ordens para desligar o gerador para a manutenção de rotina, mas que esta estava a trabalhar bem, e podia bem esperar mais alguns dias. Reparou igualmente que a temperatura na Califórnia estava muito alta, e pensou se faria sentido atrasar a manutenção por forma a vender mais electricidade a um preço mais elevado. Em conjunto, decidiram deixar a turbina em funcionamento. Os resultados conseguidos por consequência desta decisão foram muito superiores ao investimento do programa de formação para a totalidade dos 600 colaboradores.