O que são Simuladores de Negócio, e porque são tão eficazes?


O que é que a sua empresa ganharia se todos os colaboradores atuassem como sendo seus donos? Quanto é que isso contribuiria para maximizar os resultados?

É esse o princípio dos simuladores de negócio implementados pela ProPeople/ ProfitAbility: demonstrar a cada colaborador da empresa qual o seu impacto nos resultados e, sobretudo, ensinar-lhe a contribuir de forma mais eficaz e relevante para a criação e maximização do valor.

Podendo ter uma duração entre 1 e 3 dias, de acordo com a abrangência e objetivos do projeto, os simuladores de negócio revelam-se como a forma mais eficaz e duradoura de dotar todos os colaboradores das competências necessárias para fazerem a diferença.

Âmbito da Intervenção

Os simuladores de negócio treinam os colaboradores para que estes percebam exatamente como se forma o lucro, quais as variáveis que afetam o cash-flow e como é que, no exercício da sua função, impactam direta e indiretamente nestes resultados.

Num ambiente protegido, mas de elevada competitividade entre equipas, os colaboradores são confrontados com as mesmas decisões que o top management tem que tomar em cada um dos ciclos e dessa forma experimentam os impactes das suas escolhas nos resultados obtidos. De uma forma objetiva e sempre mediada pelos debriefings do formador, os participantes podem avaliar quão lucrativas ou desastrosas foram as suas decisões e em conjunto identificarem de que forma podem melhorar e como é que essa aprendizagem pode ser aplicada no seu dia-a-dia na empresa.

Uma experiência útil para todos os colaboradores

Pela forma acessível e dinâmica como os conhecimentos são transmitidos e pelo tipo de aprendizagem que proporcionam, os simuladores de negócio produzem melhorias relevantes no desempenho de todos os colaboradores da organização, independentemente do nível hierárquico, função ou departamento onde estão integrados. A sua eficácia também tem sido igualmente comprovada nos mais diversos setores de atividade e em organizações de diferentes dimensões, como comprova a nossa lista de CLIENTES.

Como funcionam os simuladores de negócio

Os simuladores de negócio são implementados em universos de 6 equipas, que estão competindo entre si. Cada equipa poderá ter de 2 a 4 participantes, totalizando de 12 a 24 participantes por programa. Em muitos projetos, quando há a necessidade formar um número maior de participantes, é possível fazer vários universos em simultâneo, com a presença de 1 consultor para cada universo.

Cada uma das equipas começa com o mesmo capital inicial, e o seu objetivo é conseguir o maior retorno possível para o investidor. Têm total liberdade para decidir como querem desenvolver a sua atividade, como por exemplo:

  • – qual a capacidade instalada
  • – quais os segmentos de negócio onde participar
  • – quais as regiões geográficas prioritárias
  • – qual a estrutura de custos fixos e custos variáveis
  • – qual a estratégia de preço (diferenciação ou estratégia de volume?)
  • – como financiar o crescimento da empresa (recursos próprios ou financiamento?)

VEJA AQUI o detalhe de todos os pontos trabalhados.

São simulados vários ciclos mensais e, na sequência das decisões de cada umas das equipas e dos seus resultados, são apontados pelo instrutor os erros de gestão cometidos e a solução para que no próximo ciclo sejam corrigidos.

Desta forma, totalmente experiencial, consegue-se que os participantes fiquem com uma visão do negócio da empresa muito abrangente, com um investimento de tempo relativamente reduzido.

O objetivo é que, no regresso à sua atividade profissional, independentemente da área onde trabalham, possam entender melhor os compromissos que têm que existir entre funções e consigam tomar melhor decisões, que levem a um aumento de vendas, redução de custos e melhoria dos resultados da empresa.