Compass Group


Como a Compass conseguiu que colaboradores em mais de 50 países falem uma linguagem financeira comum

Já tínhamos trabalhado anteriormente com a ProfitAbility e, com base nessa excelente experiência, recorremos a eles novamente para nos ajudar a criar um programa de formação completamente novo.

Marc van Handenhove, International HR Diretor, Grupo Compass

A Compass tem sido pioneira em comida excecional nos últimos 25 anos e agora, com a ajuda da ProfitAbility (parceira da ProPeople), os seus colaboradores falam a mesma linguagem comum.

Quando o novo CEO Richard Cousins entrou no Grupo Compass em 2006, herdou um portfolio fragmentado de empresas. A sua principal prioridade foi criar um grupo mais coeso dentro desse conjunto de organizações díspares.

Marc Van Handenhove, International HR Diretor no Grupo Compass, explica, “Precisávamos de uma ‘linguagem Compass’ internacional para conseguir atingir os nossos objetivos estratégicos. As equipas estavam motivadas, mas necessitavam de uma plataforma comum de partilha”. Para responder a isto, o Grupo de Liderança desenvolveu o MAP (Management And Performance). O MAP é uma estrutura de desenvolvimento de estratégias que melhoram a rentabilidade e o fluxo de caixa. Marc comenta, “As pessoas começaram a aperceber-se que o MAP era realmente poderoso, e subitamente começámos a reparar numa vontade de aprender a terminologia MAP, transversal a toda a organização.”

O Grupo Compass já tinha sentido o impacto da ProfitAbility um ano antes, quando criaram um programa inovador chamado Senior Management Development (Desenvolvimento de Gestores de Alto Nível). O Grupo Compass ficou tão impressionado com a forma como este programa de formação experiencial apresentou mensagens importantes sobre lucro e cash-flow, que decidiram transformar a abordagem MAP no Mapping for Value – um programa para gestores de alto nível. Marc continua, “Já tínhamos trabalhado anteriormente com a ProfitAbility e, com base nessa excelente experiência, recorremos a eles novamente para nos ajudar a criar um programa de formação completamente novo e diferente da sua abordagem habitual.”

Num esforço conjunto com o Grupo Compass, a ProfitAbility criou o Mapping for Value. Consistia num workshop baseado numa simulação, desenhado para inspirar e promover novos comportamentos em 3 áreas fundamentais:

  1. Desenvolver a compreensão financeira em equipa
  2. Ilustrar causas e efeitos dentro do negócio
  3. Mostrar aos gestores como podem alcançar lucros e cash-flows positivos

Brian Helweg-Larsen, Diretor of Innovation da ProfitAbility, explica, “Para muitas pessoas, lucro é um conceito muito abstrato. A partir do momento em que percebem como uma demonstração de resultados encaixa dentro da estrutura MAP, as pessoas tornam-se mais eficazes na criação de valor”. O Mapping for Value apresenta a cada equipa o desafio de melhorar o lucro e o cash-flow. O modelo da simulação reage da mesma forma que o modelo financeiro da Compass, dando a cada colaborador uma visão clara do efeito das suas decisões.

O Mapping for Value já foi frequentado por quase 2,000 gestores em todo o mundo e é parte integrante do currículo permanente de desenvolvimento de liderança da Compass. Brian comenta, “O MAP permite alinhar todas as pessoas com os mesmos objetivos financeiros e a falar a mesma linguagem. É uma grande forma de mostrar aos gestores como podem ter uma orientação para o crescimento, cash-flow, ou lucros, enquanto necessidades essenciais do negócio.”

“A procura pelo Mapping for Value tem sido superior ao que tínhamos imaginado. Este é o melhor programa que já experimentaram. O Mapping for Value está a tornar-se na nossa bandeira em termos de organização de negócio.”

Determinado a comprovar objetivamente o sucesso do MAP, o Grupo Compass mediu os resultados do Mapping for Value de 3 maneiras diferentes:

  1. Testes Pré e Pós-Programa demonstram um aumento de conhecimentos de 36%.
  2. Tabelas de Satisfação dos Participantes depois do programa demonstram um nível de satisfação de 92%.
  3. Retorno do Investimento – cada participante elabora um Plano de Ação no final do programa, que fica integrado na estratégia do país.

O sucesso do Mapping for Value baseia-se na relação forte e de colaboração existente entre a ProfitAbility e o Grupo Compass. Brian comenta, “Tem sido um esforço em equipa. Algumas das formas de sinergia foram únicas. Onde a Compass utilizava conceitos financeiros como ‘Drop-Through Profit’ (Descida de Lucros), fomos capazes de criar exercícios que ajudaram os gestores a compreender o conceito em poucos minutos. O resultado é um processo que desenvolve a visão de negócio de cada participante de uma forma totalmente relevante para o seu trabalho diário.”