Estudo sobre Coaching Revela Valores Elevados de ROI


O primeiro estudo mundial sobre clientes de Coaching revela que o Coaching resulta num sólido retorno do investimento para os seus clientes e produz mudanças positivas, não só individualmente como também para as empresas.

As organizações que utilizam ou que implementaram programas de Executive Coaching conseguem um ROI médio que corresponde a 7 vezes o seu investimento inicial, de acordo com o Relatório Final do Estudo Global ICF de Clientes de Coaching, solicitado pela International Coach Federation (ICF). Adicionalmente, os clientes individuais referem um ROI médio de 3.44 vezes o seu investimento.

“Quer considerando a utilização de coaching como uma estratégia de negócio nestes tempos difíceis, como na procura de atingir objetivos pessoais relevantes, as pessoas vão considerar muito valiosos os resultados do Estudo Global ICF de Clientes de Coaching”, diz Karen Tweedie, Coach Profissional Certificada, presidente em 2009 da ICF, a organização profissional líder mundial para coaches. “Este estudo demonstra que 86% das empresas que utilizam ou que já utilizaram coaching relatam um mínimo de 100% de retorno do seu investimento inicial, bem como um impacto significativo noutras áreas relevantes para os clientes.”

Reconhecendo o vazio significativo de conhecimento que existia em relação a uma pesquisa credível sobre os clientes de coaching, a ICF solicitou em 2008 às empresas independentes de pesquisa PricewaterhouseCoopers e Association Resource Centre Inc. a organização conjunta deste estudo inovador que fornece informação detalhada sobre clientes de coaching, os seus processos de tomada de decisões e as suas opiniões sobre Executive Coaching.

Foram realizadas 3 fases distintas de pesquisa: pesquisa qualitativa de coaches; pesquisa qualitativa de clientes e pesquisa quantitativa de clientes. As fases indicadas incluíram um conjunto de 14 entrevistas detalhadas com coaches; 5 grupos de discussão com a participação de 41 clientes; e a componente chave da pesquisa, questionários online de 20 minutos feitos a 2,165 clientes de coaching distribuídos por 64 países, realizados entre Setembro e Novembro de 2008.

“Este estudo é o projeto de pesquisa global mais ambicioso até à data”, diz Tweedie. “Procurámos reunir informação valiosa sobre a profissão de coaching por todo o mundo, na perspetiva única do cliente de coaching. Para além de valorizar o ROI, o estudo analisa as motivações do cliente e a sua avaliação sobre a eficácia do coaching. Acreditamos que é um benefício enorme para os profissionais de coaching e para o público. ”

Tweedie indica que o estudo demonstra claramente que os coaches estão a realizar um bom trabalho e que os clientes conseguem identificar mudanças positivas em muitas das suas áreas por objetivos. 80% dos clientes de coaching relatam mudanças positivas em termos de autoestima/autoconfiança, como resultado da parceria com um coach profissional. Para além de um impulso na autoestima/autoconfiança, os participantes também relatam impactos positivos na relação com os outros, competências de comunicação, competências interpessoais, performance no trabalho e no equilíbrio entre trabalho/vida pessoal, como resultados de uma parceria de coaching.

Uma maioria esmagadora (82.7%) de indivíduos que já experimentaram coaching profissional relatam terem ficado “muito satisfeitos” com a sua experiência de coaching e 96.2% dizem que a repetiriam, nas mesmas circunstâncias.

“A conclusão é que o coaching funciona”, diz Tweedie. “A ICF tem promovido os benefícios incríveis do coaching nos últimos 15 anos, mas agora temos estes dados importantes que suportam as nossas alegações, baseadas em pesquisas qualitativas e quantitativas detalhadas e independentes.”

A ICF define o coaching como uma parceria com clientes num processo criativo e instigante, capaz de os inspirar a maximizar o seu potencial pessoal e profissional. O coaching é um serviço muito distinto e bastante diferente de terapia, consultoria, tutoria ou formação. Quem inicia um contrato de coaching pode experimentar perspetivas novas em desafios pessoais e oportunidades, capacidades melhoradas de pensamento e de tomada de decisão, eficácia interpessoal melhorada, e aumento da confiança no desempenho dos papéis pessoais e profissionais que escolheram.

A International Coach Federation é a organização líder global para coaches, com mais de 12,800 membros em mais de 90 países, dedicada à evolução da profissão de coaching através da definição de elevados padrões de ética, do fornecimento de certificação independente, e da construção de uma rede mundial de coaches credenciados. A ICF é a única organização que concede uma credencial global, atualmente na posse de mais de 5,100 coaches em todo o mundo.