7 Benefícios da Utilização do eLearning na Formação dos Colaboradores


À medida que nas empresas aumenta a percentagem de colaboradores acostumados e eficientes na utilização de novas tecnologias, torna-se cada vez mais importante que a formação se adapte e aproveite essa realidade.

No entanto, essa não é a única razão pela qual as ferramentas de eLearning são importantes para a formação de colaboradores. Eis algumas vantagens relevantes que a formação em formato de eLearning – sem prejuízo de continuar a ser válido, em determinados contextos, o formato presencial – trazem para as organizações:

  1. Acessibilidade e Conveniência.

Os materiais de eLearning podem estar acessíveis permanentemente. Isto permite aos colaboradores a aprendizagem dos temas ao seu ritmo e da forma que lhes for mais conveniente. Além disso, ao contrário da formação presencial, permite que os colaboradores que aprendem mais rapidamente possam completar mais cedo a formação e com isso ganharem produtividade.  Há ainda que ressaltar que os colaboradores situados em locais remotos têm acesso à formação com a mesma consistência como se estivessem a trabalhar na sede. Finalmente, tendo em conta que atualmente os colaboradores trabalham muitas vezes em fusos horários ou turnos distintos, o facto de as ferramentas de aprendizagem estarem disponíveis 24/7 permite às empresas proporcionarem formação sem terem que ligar a esses constrangimentos.

  1. Agilidade.

O formato de eLearning permite-nos rapidamente comunicar novas políticas / regras ou ideias, difundir novos conceitos e treinar novas capacidades ou reforçar as existentes. Montado o modelo-base, com facilidade se atualizam os conteúdos.

  1. Melhoria da Pedagogia.

Os estudos demostraram que a gamification aumenta o envolvimento do formando e incrementa a retenção. Graças às dezenas de sofisticadas ferramentas de aprendizagem disponíveis atualmente, é mais simples introduzir a gamification nos programas de formação dos colaboradores. Os colaboradores podem ser envolvidos numa espécie de concurso, criando uma competitividade saudável e promotora do entusiasmo pela aprendizagem. Mas não se trata apenas de gamification.  O eLearning também ajuda com o uso de materiais de estudo personalizados e formatos interativos. Do ponto de vista do empregador, eles têm agora uma forma confiável de relacionar competências com o atingimento de objetivos de aprendizagem por parte dos colaboradores.

  1. Aumenta a Colaboração e o Alcance.

Com o eLearning é possível aceder instantaneamente aos colaboradores dispersos por diferentes localizações, departamentos, equipas, … Além de permitir que equipas situadas em geografias distantes possam, em tempo real, participar em desafios de resolução de problemas. Estas ferramentas também trazem consigo outras vantagens como a conectividade instantânea com experts num determinado tópico, independentemente da sua localização. É uma relação duplamente vencedora para empregadores e colaboradores envolvidos na formação.

  1. Mais Ecológico e Com Eficácia de Custos.

As empresas incorrem em custos significativos com os sistemas de formação convencionais. Tipicamente, o dinheiro é gasto em deslocações de colaboradores e formadores, aluguer de infraestruturas, custo-hora do formador e impressão de documentação. O eLearning não só é mais barato, como também mais ecológico. Em termos de custos, as empresas não terão mais que suportar custos de deslocação, aluguer de salas e logística associada. O custo com os formadores e desenvolvimento dos programas é feito uma única vez, desde que o mesmo material possa ser reutilizado em diferentes levas de formandos.  Finalmente, a partir do momento em que a formação passa ao formato eletrónico, o consumo de papel e tinteiros é significativamente reduzido. Tudo isto traz à organização uma significativa redução de custos.

  1. Adequado aos Millennials (Geração Y).

Um dos benefícios menos referidos tem a ver com o quanto o eLearning é mais adequado para os colaboradores da nova geração. Hoje em dia os melhores colaboradores (e consequentemente os mais disputados) escolhem as empresas não apenas por dinheiro, mas também pela aprendizagem contínua. Tendo por base o contexto de sala de aula, os colaboradores estão confinados a um número limitado de programas de formação num determinado espaço temporal. Com o eLearning, o conhecimento está à disposição dos colaboradores quando estes quiserem – isto pode permitir-lhes aceder a temas que lhes interessam, mas que no formato convencional não seriam prioritários, por não terem aplicação imediata no seu dia-a-dia. Isto não só valoriza o colaborador, como pode ser um recurso poderoso para garantir a retenção dos melhores. As empresas que proporcionam aos seus colaboradores eLearning de qualidade e com temas valiosos angariam maior lealdade daqueles que têm um maior senso de atingimento de objetivos e comprometimento no seu trabalho.

  1. Gestão da Atividade e Medição do ROI.

Usando um sistema de gestão da aprendizagem, facilmente se podem avaliar os progressos de aprendizagem dos formandos e obter reports sobre a sua evolução. A empresa pode criar objetivos gerais de aprendizagem, deixando aos formandos a liberdade de gestão do processo para os atingirem. Pode também, a cada momento, verificar o comprometimento de cada colaborador com o seu próprio desenvolvimento e também aferir em tempo real a eficácia de um determinado programa formativo.

 

Adaptado pela ProPeople de: learningpool.com & elearningindustry.com